Na temporada 2022, as Paralimpíadas Escolares contarão com três fases regionais para quatro modalidades. A mudança foi anunciada nesta segunda-feira, 14, pela diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB.
As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Em 2020, o evento não foi realizado devido à pandemia da Covid-19. No ano passado, o evento contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.
Ao todo, serão três etapas regionais, seguindo as divisões por estados estabelecidas nos regulamentos, a partir do mês de agosto. As quatro modalidades contempladas são atletismo, bocha, goalball e natação. Confira abaixo os regulamentos.
“Em 2018 e 2019, nós tivemos um crescimento muito grande no número de participantes dessas quatro modalidades. Nós criamos os regionais como limitadores das vagas nessas quatro modalidades. Podemos ampliar as modalidades contempladas nos regionais de acordo com o que identificarmos na fase nacional”, explicou Ramon Pereira, diretor de desenvolvimento esportivo do CPB.
Os três primeiros colocados nos regionais no atletismo, goalball e natação vão se classificar automaticamente para a fase nacional, em São Paulo. Já a bocha, os dois primeiros, por gênero, se classificam.
As cidades que receberão as fases regionais são Brasília, Natal e São Paulo. Elas serão responsáveis por custear e oferecer o transporte interno, organizar as cerimônias de abertura e encerramento.
Confira abaixo os regulamentos:
Regional 01
Regional 02
Regional 03
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)